terça-feira, 3 de maio de 2011

O PONTO MAIS ORIENTAL DAS AMÉRICAS....ATÉ QUANDO?

Aviso Público....a falésia do Cabo Branco está caindo e isso é o que está na cara de toda a população e dos órgãos competentes. Formamos um grupo com dois biólogos, um geógrafo e um engenheiro para fazer um trabalho de comparação nesse último mês, para ter uma idéia do que mudou do ano de 2007 pra cá em relação a alguma melhora sobre resoluções dos problemas do lugar, sabe o que nós encontramos? Nada.
Vimos que foi construido uma cerca feita de madeira, na frente do farol, onde existe um pedaço de calçada completamente desmoronado. Onde existia uma praça com bancos que nos remetia a um espaço ecológico, nesse momento, existe um quiosque, comerciantes inseguros, reclamando a todo o momento que ninguém faz absolutamente nada pelo lugar, a falta de segurança impera. Enquanto isso do outro lado existe uma construção de grande porte acontecendo aos olhos do desenvolvimento e do interesse econômico.
Então vamos falar de interesse econômico, se esse é o caso. A Paraíba está preparada pra deixar de ter o título de ponto mais oriental das Américas? A Paraíba está preparada pra ver sua economia despencar pelo desinteresse turístico? Os órgãos vão se preocupar com a ponta do Cabo Branco quando? Quando o projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer vier ao chão, junto com toda a porção de terra que hoje se mostra sem importância, quem tem que fazer alguma coisa? 
Não precisa de grandes projetos, não precisa de derrames de dinheiro ou de grandes estudos para se ver uma coisa tão simples e que está na cara. Preste atenção, essa é de graça, uma situação se apresenta para que ocorra a erosão em qualquer lugar que seja, é o desmatamento. Desmatou? Desabou, é isso que acontece, agora a solução não é por falta de profissionais competentes, porque disso a Paraíba está cheio e não precisa trazer de fora, o que falta é o interesse de fazer com que as coisas aconteçam.
            A falésia da ponta do Cabo Branco vai cair e a pergunta é: Nossos filhos que hoje com dez anos, quando estiverem com quinze, vão ainda poder ver o Ponto mais Oriental da Américas intitulado pela Paraíba?